Sexta-feira, dia 21 de dezembro de 2012: uma das estações mais esperadas pelos brasileiros tem início, o verão. Junto com ela, no entanto, vem também uma série de cuidados e restrições que precisamos nos atentar, devido a exposição excessiva ao sol e muito calor em praticamente todo o país.
Nesse cenário, como manter a saúde saudável, principalmente na época de férias escolares onde muitos viajam e se esquecem de cuidá-la? Veja algumas dicas importantes:
- Roupa de verão: os tecidos sintéticos modernos típicos de trajes de atletas têm sua utilidade para quem passa calor no dia a dia, pois são projetados para afastar rapidamente da pele o suor. Se preferir roupas de algodão, o melhor é que sejam folgadas, permitindo que haja espaço entre a pele e a roupa para que a evaporação do suor ocorra.
- Sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer, use filtro solar sempre e evite ficar exposto ao sol – procure caminhar pela sombra.
- Também não se esqueça dos óculos escuros. Mas não adianta ser qualquer um: ele precisa ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis.
- Durma com a janela aberta se ela tiver alguma grade ou algum tipo de proteção. Caso não tenha, procure fechar somente a parte de fora da janela.
- Durma com ventiladores ligados e se possível sem cobertor, coloque apenas um lençol por cima. Assim, você não ficará totalmente descoberto e poderá dormir tranquilamente.
- Procure ter sempre uma garrafa com água ao lado da cama para os momentos em que você acordar durante a noite.
- Outra coisa que ajuda bastante nesta época que o calor é mais intenso é colocar no quarto um balde de água. Isso deixara o ar mais úmido, ficando assim mais agradável para dormir.
- Tenha um cuidado ainda maior com bebês e crianças, maiores de 65 anos e pessoas doentes – especialmente cardíacos ou com pressão alta.
Comida de verão: além de se hidratar bastante ingerindo líquidos (especialmente os sem álcool, sem cafeína e sem adição de açúcar), vale a pena incluir na dieta itens mais fáceis de digerir, especialmente as saladas e as frutas – com bônus se você escolher as que contêm bastante líquido, como a melancia, por exemplo. Não é preciso dispensar completamente o churrasco e a feijoada, mas o ideal é reservá-los para momentos em que você não terá que enfrentar o calor logo depois.
Fonte de Pesquisa : Site Hermes Pardini