Gestão da Qualidade Laboratorial
Gestão da Qualidade Laboratorial
O Laboratório de Análises Clínicas Alvim neste ato devidamente representado por seus presidentes Dr. Antonio de Pádua Alvim e Dr. Glauber Felizardo Alvim vêem através desta, com as devidas cordialidades e homenagem de praxe agradecer aos Sr’s. Dr’s Médicos que atuam laborando com grande veemência e profissionalismo perante a cidade de Tombos/MG, Muriaé/MG e arredores, reconhecendo assim com êxito e tamanha destreza o verdadeiro significado de resultados, com tamanho profissionalismo e preocupação com o ser humano e com o cidadão de bem, obtendo a devida confiança, respeito e credibilidade em seus serviços prestados à população durante esses 34 anos de labor árduo, existindo o compromisso legal e real .
Por esta razão, o Setor de Garantia da Qualidade do Laboratório Alvim assegura e demonstra de forma clara e verdadeira, a qualidade existente no setor de Bioquímica.
Atualmente, o setor laboratorial qualidade é a palavra de ordem, implantada em todos os setores. Como a Hematologia, Imunologia, Microbiologia e Bioquímica, qual é considerado o mais crítico.
Podemos considerar o século XXI como sendo o século da qualidade onde os laboratórios clínicos devem objetivar a missão de diagnóstico, produzir resultados de exames que seja de real utilidade para se fazer corretamente o prognóstico, bem como;
- Acompanhar a terapia
- A evolução do caso clínico
- E a prevenção de enfermidades
Com a chegada dos serviços de qualidade, vieram juntamente a tecnologia amparando assim com as novas técnicas, novas etapas e novos conceitos:
Um desses claros exemplos é utilizado no setor de Bioquímica.
A Produção dos Gráficos de Controle de Levey-Jennings com interpretação do Sistema de Regras Múltiplas de Westgard.
Para interpretação do procedimento analítico os quais são indispensáveis para um ótimo Controle de Qualidade em Bioquímica, de forma simples e rápida, nós do Laboratório de Análises Clínicas Alvim estamos disponibilizando as corridas analíticas das reações mais solicitadas.
A garantia da qualidade é feita no processo quando se inicia o exame, no meio e no fim sendo as etapas identificadas com nomes mais técnicos: pré-analítica, analítica e pós-analítica.
O grafico de Levey-Jennings demonstra as variações das amostras-controles em uma reta média e ao seu redor os pontos em destaque sendo eles o resultado obtido com êxito.
Quanto mais próximo desta linha média melhor é a corrida analítica demonstrando uma baixa variação da corrida em relação à linha mediana. Posteriormente à produção do gráfico é feita a interpretação do Sistema de Regras Múltiplas de Westgard, neste sentindo claro é um conjunto de ações para extinguir os erros analíticos quando eles existirem.
Seguindo o aludido gráfico do Laboratório de Análises Clínicas Alvim segue com clareza amostras controle do PNCQ (Programa Nacional de controle de Qualidade).
Explicação dos Gráficos:
Quanto mais próximo da linha Media mais preciso e exato é o valor da corrida analítica, tendo o limite Maximo da linha em NEGRITO (±3SD) não podendo ultrapassar os mesmos; e na região mediana os desvios padrões sendo esses cada um com a sua característica para qualquer correção se for necessário.
Vale frisar que as AMOSTRAS CONTROLE são colocadas juntamente com a rotina do laboratório no dia e é passado no equipamento toda semana um controle de caráter fidedigno. Todas as corridas analíticas do Laboratório Alvim estão dentro dos valores aceitáveis e com poucas variações tendo ótimas corridas sendo elas interpretadas pelas regras.
Laboratório de Análises Clínicas Alvim agradece desde já a boa acolhida e sua atenção disponibilizando assim para qualquer dúvida e esclarecimento.