Artigos

Se mantenha informado de tudo que acontece na área da medicina laboratorial.

Exame para detecção da Febre Zika chega às unidades do Hermes Pardini

 

Já está disponível nas unidades do Grupo Hermes Pardini o exame para detectar a contaminação pelo vírus da Febre Zika. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, mesmo vetor da Dengue e da Febre Chikungunya, e pode ser facilmente confundida com estas patologias, uma vez que possui sintomas muito semelhantes como febre, dores nas articulações, dor muscular, cefaleia, erupções e vermelhidão na pele. Assim, para a confirmação do diagnóstico e aplicação do tratamento é imprescindível a realização do exame de sangue, que oferece o resultado em 15 dias úteis. Mais informações pelo telefone (31) 3228-6200.

A Febre Zika chamou a atenção e gerou preocupação das autoridades e órgãos de saúde do Brasil após a situação epidêmica na Bahia, em abril deste ano. Não existe vacina e a forma de prevenção é o combate à proliferação do mosquito vetor, evitando o acumulo de água parada para sua pró-criação.

 

Doença – o que é?

 

Febre Zika é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da Dengue e da febre Chikungunya.

 

Transmissão

 

A transmissão é provocada pela picada de um mosquito pertencente ao gênero Aedes aegypti infetado com o vírus.

 

Sintomas

 

Os sintomas de infecção pelo vírus Zika começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito e são: febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus), dor nas articulações (mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço), dor muscular, dor na cabeça e atrás dos olhos, erupções cutâneas- acompanhadas de coceira. Os Sintomas mais raros de infecção pelo vírus Zika incluem, dor abdominal, diarreia, constipação, Fotofobia e conjuntivite e pequenas úlceras na mucosa oral.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico de certeza da febre Zika é feito através de exame de sangue.

 

Como diferenciar febre zika, febre chikungunya e dengue

 

A distinção entre a febre Zika, a febre Chikungunya e casos mais brandos de dengue apenas pelos sinais e sintomas é muito difícil de ser feita. Para tal, são necessários exames laboratoriais como testes de coagulação, eletrólitos, hematócritos, enzimas do fígado, contagem de plaquetas, raio X do tórax para demonstrar efusões pleurais.

 

Prevenção

 

A única forma de prevenção é combater os focos do mosquito Aedes, típico das regiões urbanas de clima tropical e subtropical, e que ataca principalmente nos períodos de muito calor e chuva, pela manhã e ao entardecer.

FONTE: HERMES PARDINI

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Esta página é restrita. Por favor, faça o login / registre-se para ver esta página.