Em junho deste ano a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) decidiu recomendar que um novo tratamento para Hepatite C passe a ser utilizado no SUS. A partir desta recomendação, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (SCTIE/MS) avalia o processo para dar uma posição final.
O novo medicamento é uma associação dos medicamentos daclatasvir, sofosbuvir e simeprevir. Tem uma taxa de cura de 90% e duração de 12 semanas, enquanto os tratamentos disponíveis até então tinham taxas de cura muito menores e duravam 48 semanas. Além disso, o tratamento é por via oral, o que dá mais qualidade de vida ao paciente. A previsão para este ano é de atender 15 mil pacientes.
A inclusão do medicamento no SUS dará acesso ao tratamento à pacientes com hepatite C crônica, de forma centralizada pelo Ministério da Saúde, e este distribui aos estados. O Brasil é um dos primeiros países a adotar essa nova tecnologia na rede pública de saúde com acesso universal e gratuito.
Fonte: Portal da Saúde/sbac