A sigla HLA(antígeno leucocitário humano) se refere a um grupo de genes localizados no cromossomo 6,os quais codificam a síntese de vários marcadores da superfície celular, moléculas apresentadoras de antígenos e outras proteínas do sistema imunológico.
O HLA-b27 é uma molécula apresentadora de antígeno encontrada na superfície de várias células do sistema imune.A presença de alelos que codificam o HLA-b27 está fortemente associada com o desenvolvimento de Espondiloartrites.
O termo Espondiloartrite ( EA ) é utilizado para denominar um grupo de enfermidades reumáticas constituído pelas seguintes doenças: espondilite anquilosante, artrite psoriásica,artrite reativa e artrite associada à doença inflamatória intestinal ( Doença de Crohn/colite ulcerativa).
As EAs são doenças que afetam predominantemente indivíduos jovens do sexo masculino.As EAs apresentam algumas manifestações clínicas e radiográficas comuns e que são consideradas muito características do grupo, ou seja, o aparecimento desses sintomas em um paciente deve alertar o médico para o diagnóstico de uma EA.
As manifestações clínicas das EAs são classificadas em axial e periférica. A principal manifestação axial é a dor lombar inflamatória, caracterizada como predominantemente matinal, acompanhada de rigidez prolongada e que melhora no decorrer do dia. As manifestações periféricas são a artrite ( geralmente assimétrica e de membros inferiores),a entesite (dor nos locais de inserção dos tendões) e a dactilite(edema difuso do dedo do pé ou da mão, assumindo forma de salsicha).
A prevalência das EAs ao redor do mundo não é uniforme, no Brasil a positividade para o HLA-b27 em pacientes com diagnóstico de EA é em torno de 69,5 %.
Em pacientes que apresentam algum dos sintomas descritos acima, a presença do alelo HLA-b27 é considerada o parâmetro fortemente associado com o diagnóstico de EA.
O HLa-b27 é um dos itens dos critérios de classificação para EA axial e periférica, publicados pela Sociedade Internacional de Avaliação das Espondiloartrites.
OBS: Este exame é realizado em nosso Laboratório.
Fonte:Autor: Dr. Fabiano Brito, assessor cientifico do Lab Hermes Pardini