Artigos

Se mantenha informado de tudo que acontece na área da medicina laboratorial.

HLA-b27 – Antígeno Leucocitário Humano

A sigla HLA(antígeno leucocitário humano) se refere a um grupo de genes localizados no cromossomo 6,os quais codificam a síntese de vários marcadores da superfície celular, moléculas apresentadoras de antígenos e outras proteínas do sistema imunológico.

O HLA-b27 é uma molécula apresentadora de antígeno encontrada na superfície de várias células do sistema imune.A presença de alelos que codificam o HLA-b27 está fortemente associada com o desenvolvimento de Espondiloartrites.

O termo Espondiloartrite ( EA ) é utilizado para denominar um grupo de enfermidades reumáticas constituído pelas seguintes doenças: espondilite anquilosante, artrite psoriásica,artrite reativa e artrite associada à doença inflamatória intestinal ( Doença de Crohn/colite ulcerativa).

As EAs são doenças que afetam predominantemente indivíduos jovens do sexo masculino.As EAs apresentam algumas manifestações clínicas e radiográficas comuns e que são consideradas muito características do grupo, ou seja, o aparecimento desses sintomas em um paciente deve alertar o médico para o diagnóstico de uma EA.

As manifestações clínicas das EAs são classificadas  em axial e periférica. A principal manifestação axial é a dor lombar inflamatória, caracterizada como predominantemente matinal, acompanhada de rigidez prolongada e que melhora no decorrer do dia. As manifestações periféricas são a artrite ( geralmente assimétrica e de membros inferiores),a entesite (dor nos locais de inserção dos tendões) e a dactilite(edema difuso do dedo do pé ou da mão, assumindo forma de salsicha).

A prevalência das EAs ao redor do mundo não é uniforme, no Brasil a positividade para o HLA-b27 em pacientes com diagnóstico de EA é em torno de 69,5 %.

Em pacientes que apresentam algum dos sintomas descritos acima, a presença do alelo HLA-b27 é considerada o parâmetro  fortemente associado com o diagnóstico de EA.

O HLa-b27 é um dos itens dos critérios de classificação para EA axial e periférica, publicados pela Sociedade Internacional de Avaliação das Espondiloartrites.

OBS: Este exame é realizado em nosso Laboratório.

Fonte:Autor: Dr. Fabiano Brito, assessor cientifico do Lab Hermes Pardini

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Esta página é restrita. Por favor, faça o login / registre-se para ver esta página.