Artigos

Se mantenha informado de tudo que acontece na área da medicina laboratorial.

MARCADORES TUMORAIS

São macromoléculas presentes no sangue,em tumores e em outros líquidos biológicos,cujo aparecimento e ou alterações em suas concentrações estão relacionados com a gênese  e o crescimento de células neoplásicas.

“” Normalmente são marcadores para acompanhamento dessas doenças, isolados não servem para fazer diagnóstico””

ANTÍGENO CARCINOEMBRIÔNICO ( CEA )

Eleva-se nos tumores malignos e benignos de mama, pulmão,fígado e pâncreas, e em outras doenças como cirrose hepática alcoólica, doença inflamatória intestinal,doença fibrocística da mama,insuficiência renal.Está indicado, principalmente no acompanhamento pós-cirúrgico e na monitorização do câncer de colorretal avançado,quando realizado de forma seriada.Não está indicado pata triagem de doença neoplásica. Pode fornecer auxilio diagnóstico em pacientes sintomáticos,onde elevações de cinco vezes, acima do valor de referência, devem ser cuidadosamente avaliadas.

CA 125

É o marcador mais utilizado no câncer ovariano epitelial, não sendo exclusivo desta neoplasia.No câncer de ovário se aplica ao monitoramento da resposta ao tratamento, diagnóstico diferencial de massas pélvicas e triagem em pacientes com histórico familiar.Elevações podem ocorrer em condições benignas(gravidez,endometriose,cistosovarianos,pericarditesdoenças inflamatórias pélvicas,peritonites,cirrose,hepatites) e em outros tipos de cânceres tais como tuba uterina,cérvice, endométrio,pâncreas,pulmão,mama,próstata e trato gastrointestinal. Variações ocorrem no ciclo menstrual, com aumento durante a fase folicular, tende a declinar com a menopausa e o envelhecimento.

ANTÍGENO CA 15-3

Presente no epitélio glandular de vários órgãos. No câncer de mama se expressa em excesso e é liberada na circulação, tornando-se um importante marcador desse tumor. Apresenta baixa sensibilidade nas fases iniciais da doença( 15 a 35 %), sendo limitado como triagem. Sua principal indicação é a dosagem seriada para o diagnóstico precoce de recorrência após exérese radical do tumor.

ANTÍGENO CA 19-9

Eleva-se em pacientes com neoplasias pancreática, hepatobiliar,gástrica,hepatocelular,colorretal e mamária e em várias afecções benignas, hepáticas, pancreáticas,hepáticas e biliares. Indicado como marcador de resposta ao tratamento. Deve ser avaliado em dosagens seriadas nas pós-resseções cirúrgicas e pós-quimioterapia.Elevações podem preceder o surgimento de imagens radiológicas, em alguns meses.Em pacientes em estágio avançado correlaciona-se, independentemente com a sobrevida.

ALFAFETOPROTEINA  ( AFP )

Normalmente produzida durante a gestação. Ao nascimento sua concentração está em torno de 10.000 ng/ml e vai declinando atingindo valores inferiores a 10 ng/ml por volta de 1(um) ano de idade.

Eleva-se nas doenças benignas hepáticas. Utilizado nos infectados crônicos por HCV ou HBV, especialmente se houver cirrose, para triagem de carcinoma hepatocelular.

Marcador sensível dos tumores embrionários, sendo mandatória em pacientes com massa testicular.

Fonte do artigo: Autor: Dra. Marilene L. Silva, assessora científica do Lab. Hermes Pardini.

 

 

 

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Esta página é restrita. Por favor, faça o login / registre-se para ver esta página.